27 de ago. de 2013

PNRS e a Gestão de Resíduos Sólidos - Não Geração

Nos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos é clara a ordem de prioridade estabelecida. Em se tratando de resolver os problemas relacionados à gestão dos resíduos sólidos, o primeiro ponto a considerar é a NÃO GERAÇÃO.  

Indústrias podem atuar, gerando menos embalagens e produzindo embalagens de maneira mais racional. Ainda compramos produtos em uma caixa, com um saco em seu interior, que por sua vez acomoda um frasco. Produzir embalagens considerando apenas o apelo visual e os conceitos de marketing não combina com a mudança de paradigmas imposta pelo século 21 com seus desafios ambientais. O que mais podemos pensar em termos de NÃO GERAÇÃO?

1. Contribuiria com a NÃO GERAÇÃO se os conectores de carregadores de aparelhos eletroeletrônicos fossem padronizados. Assim, poderíamos aproveitar os de aparelhos antigos, ao invés de precisar comprar sobressalentes no mercado de um item que acumulamos em nossas gavetas por falta de padronização.

2. Os atendentes das farmácias são muito gentis ao nos oferecer uma pequeno saquinho para embalar uma cartela de remédio, que poderíamos simplesmente colocar no bolso ou na bolsa sem qualquer embalagem adicional. O comércio pratica a gentileza no atendimento. A educação ambiental deve frequentar todos os espaços e farmácias podem usar o fato de diminuírem a distribuição dos saquinhos como contribuição para a redução da poluição.

3. Ainda nas farmácias, os remédios de uso contínuo para os que sofrem de hipertensão, diabetes e outros males poderiam ser vendidos em cartelas - sem bula ou caixa - como é feito com a maioria dos antigripais. 

4.  Brindes - a distribuição de agendas e calendários vem diminuindo ao longo dos anos. Antigamente, acumulávamos brindes recebidos por mais que distribuíssemos para colegas e familiares. Hoje em dia, porém, a prática de corridas e maratonas garantem uma coleção sem fim de garrafinhas de água, toalhas de mão e viseiras. E cabe a pergunta: alguém usa viseira no Brasil? Num país tropical usamos chapéus ou bonés porque precisamos proteger a cabeça e não apenas os olhos. Sabemos que viseiras são mas baratas do que bonés. Mas sabemos também que esta seria uma ótima oportunidade para praticar a NÃO GERAÇÃO. Por que não?

E você, consegue identificar outras oportunidades de NÃO GERAÇÃO no seu dia a dia. Comente aqui ou no Facebook do Precisa. Quando se trata de consumo sustentável, o primeiro questionamento a ser feito é: Precisa?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário