Um relatório da Comissão Europeia mostra que a iniciativa de 2009 para harmonizar os carregadores para telefones celulares está rendendo resultados.
A grande maioria dos novos aparelhos colocados no mercado europeu hoje possuem carregador compatível baseado na tecnologia Micro-USB. O movimento teve adesão dos 14 maiores fabricantes de telefones móveis que assinaram um acordo para padronizar os plugs de carregadores de telefones celulares - foram elas: Apple, Emblaze Mobile, Huawei Technologies, LGE, Motorola Mobility, NEC, Nokia, Qualcomm, Research In Motion (RIM), Samsung, Sony Ericsson, TCT Mobile (ALCATEL mobile phones), Texas Instruments e Atmel.
A incompatibilidade dos carregadores de celular não apenas provoca inconveniências para seus usuários, que muitas vezes são obrigados a comprar novo carregador, independentemente do estado em que se encontra aquele que já possuem, como eleva desnecessariamente o volume de lixo eletrônico.
O Memorando de Entendimento expirou no final de 2012, mas em entrevista para a revista Enterprise & Industry, o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, explica que a ambição da Comissão para harmonizar os carregadores não tem data para acabar.
Conheça o acordo: Reference: IP/11/136
No Brasil, porém, a história é outra: duas iniciativas em projeto de lei na mesma época da iniciativa europeia foram frustradas, arquivadas sem aprovação. Como justificativa para o arquivamento, o poder legislativo argumentou que padronizar conectores de aparelhos de celular seria uma exigência que atrasaria a produção tecnológica do país.
E você? Possui carregadores de celular sem uso? Participe da pesquisa do Instituto Precisa:
Fonte: 4-traders.com/news/Common-charger