24 de fev. de 2015

Decrescimento sustentável? O que é?

Economia verde, tripé da sustentabilidade, democracia ecológica radical, couch surfing, crowdfunding, car sharing... O vocabulário da sustentabilidade tem aumentado mais do que nossas atitudes de preservação do ambiente.

A visita de Reinhard Loske ao Brasil, em fevereiro de 2015 trouxe mais uma palavra para nosso repertório:  decrescimento.

Loske, professor de Política, Sustentabilidade e Dinâmica da Transformação da universidade de Witten (Alemanha), popularizou o termo "decrescimento" em suas palestras enxergando o que todos vemos e evitamos: "Os benefícios do crescimento vêm de forma desigual e às custas de grande impacto ambiental e do estilo de vida de populações marginalizadas."

Para nós, de países colonizados, que trocamos a expressão "terceiro mundo" por “em desenvolvimento”, o termo "decrescimento" aparece na contramão de nossos objetivos de acesso a novas tecnologias, de aumento da infraestrutura de transporte, moradia, saúde e educação. Requisitos básicos, para não falar em saneamento básico que atinge apenas metade do território nacional. Decrescimento não é o que esperamos.  

Loske explica que decrescimento não se refere especificamente à diminuição do desenvolvimento econômico, mas a uma mudança de paradigmas que começa com iniciativas pontuais de ações coletivas, como economia solidária, pós-extrativismo, bens comuns, onde a ênfase não está no "menos", mas no "de outra forma".

E o "de outra forma" acontece a partir de nossos questionamentos do dia a dia. Em estarmos atentos a nossos exageros e desperdícios, em optarmos pela reutilização e não pela troca, em olharmos mais para dentro de nós mesmos sem a exigência de seguir o padrão determinado pela televisão.

Em meio ambiente, novos termos aparecem todos os dias, a começar por "meio ambiente", ainda criticado por estudiosos da língua quanto à sua redundância. Se servem para levantar a nossa necessidade de sermos mais racionais em relação ao mundo que vivemos são mais do que válidos. Por outro lado, em minha maneira simplista, continuarei perguntando, ao comprar, ao usar, ao agir: Precisa? 

Para saber mais, a Fundação Heinrich Böll disponibiliza acesso para a publicação: "Novas formas de economia cooperativa como contribuição para o desenvolvimento sustentável", de Reinhard Loske que você pode acessar aqui: Link para Fundação Heinrich Böll
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário