Quando pensamos o tempo do mundo, percebemos como é nova a produção industrial que tanto conforto e facilidade nos trouxe. Os remédios aumentaram nossa expectativa de vida, o telefone e a televisão uniram todo o planeta e o computador revolucionou nossa maneira de extrair recursos, produzir e consumir.
Empresas baratearam custos e cada vez mais pessoas têm acesso a bens de consumo que se tornaram indispensáveis no mundo moderno. Todo esse conforto, porém, nos trouxe dois importantes questionamentos:
- Até onde os recursos naturais aguentarão a pressão de uma extração tão intensa?
- Se tudo o que consumimos um dia vira lixo, como evitar a contaminação do solo e água pelos produtos que descartamos?
Essa preocupação ultrapassa fronteiras e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) articula o plano de Produção e Consumo Sustentáveis como forma de reduzir o impacto ambiental e social gerado pelo modelo tradicional de produção e consumo. Pessoas produzem, pessoas consomem e por isso, todas as pessoas são chamadas a contribuir para o processo de transição para a economia verde.
O objetivo é tornar mais acessível aos consumidores informações sobre produtos e empresas relacionadas à sustentabilidade. O PNUMA então lança uma pesquisa que pode ser respondida por qualquer cidadão que se interesse pelo tema para definir estratégias, prioridades e responsabilidades.
Para participar da pesquisa do PNUMA, acesse: Pesquisa sobre Informação sobre Consumo Sustentável.