9 de jun. de 2013

Pense, coma, não desperdice - 10 Dicas

Estudo recente, organizado pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) mostra que cerca de um terço de toda a produção de alimentos do mundo é desperdiçada na produção, comercialização ou pós-consumo. Quase metade dessa quantidade é o resultado de varejistas e consumidores que descartam alimentos ainda próprios para consumo. O desperdício chega a 300 milhões de toneladas, o suficiente para alimentar as 900 milhões de pessoas com fome no mundo. 


A campanha Think.Eat.Save apresenta 10 dicas simples que podemos seguir para reduzir o desperdício de alimentos:

1. Compras racionais: planeje suas refeições e vá às compras com uma lista. Resista aos apelos de marketing para comprar produtos que você não precisa.

2. Aproveite as xepas: comprar no "fim da feira", além de economizar, evita que toda aquela sobra seja enviada para o lixo. 

3. Preste atenção à data de validade: principalmente para os produtos com prazo menor de validade, como pães de forma e laticínios. Se já comprou e o produto está com poucos dias fora da validade pode ser consumido sem risco de contaminação.

4. Esvazie a geladeira antes de novas compras: consuma o que já comprou. Não encha muito a geladeira pois a tendência ao desperdício será maior. Use e abuse de receitas que aproveitam sobras. Alguns sites dão boas dicas de aproveitamento, como o Slow Food e o GreenNation.

5. Se você tem freezer, use: um resto de comida pode não ser atrativo no dia seguinte, mas após 3 dias no freezer, pode voltar a ser um prato interessante, revisitado, renovado e não desperdiçado.

6. Peça porções menores no restaurante e quando estiver em restaurantes de comida a quilo, veja primeiro as opções, decida e depois faça seu prato.

7. Pratique o PEPS em casa. Essa prática usada em depósitos diz "o primeiro que entra é o primeiro que sai". Use ingredientes mais velhos primeiro. Coma legumes e frutas que já possui, antes de comprar outros mais frescos. Nas prateleiras, o que é mais velho deve ficar na frente para facilitar sua escolha.

8. Ame as sobras e não se envergonhe delas: no restaurante, peça uma quentinha com as sobras e economize uma refeição. Esse hábito pouco usado, às vezes até por vergonha, reduz o desperdício de toneladas de alimentos que voltam para as cozinhas dos restaurantes a caminho do lixo.

9. Pratique a compostagem: até quem mora em apartamento pode usar cascas e sobras de alimentos ainda não produzidos em uma composteira doméstica. Para aprender: Como fazer uma composteira

10. Doe alimentos não perecíveis que não usar: conheça seu estoque de alimentos e não deixe que cheguem ao final da validade sem uso. Se perceber que não vai dar conta de usar, doe.

Participe da campanha, informe-se, compartilhe: Think.Eat.Save
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. INTERESSANTE...E DE GRANDE VALIA. TENDO EM VISTA QUE PRECISAMOS TER ATITUDES CONSCIENTES E SER PRATICOS.

    ResponderExcluir