10 de mar. de 2016

Precisa ter cor? Yayoi Kusama


http://www.thisiscolossal.com/2012/01/yayoi-kusama-obiliteration-room/
Yayoi Kusama
Na imagem, a artista plástica japonesa Yayoi Kusama interage com visitantes dando-lhes cartelas com pequenos adesivos coloridos para que sejam colocados em um fundo originalmente branco. Nos faz pensar... Como decidimos o que produzimos?

A evolução industrial acompanha questões econômicas, sociais, políticas, técnicas, culturais e ambientais. Tanto o planejamento de marketing, quanto o desenvolvimento de novos produtos acompanham muitas áreas em seus processos de decisão.


Com a necessidade de uma abordagem industrial mais focada em redução de desperdícios e de impacto ambientais, conhecemos a produção sustentável, a produção+limpa e a economia verde como novos paradigmas na indústria.  A produção sustentável é reforçada pelo tema paralelo consumo sustentável, mostrando que indústrias não decidem sozinhas mas influenciadas pelo grande poder do consumidor, este tão forte quanto o elefante, desconhece ainda sua força, mas começa a dar seus primeiros passos na contribuição com o tema. Já temos produtos "ambientalmente corretos", embalagens mais racionais  e equipamentos "eco-eficientes".



A indústria, no passado, precisava se preocupar com suas emissões, seus efluentes e resíduos. No século 21, a preocupação não está mais no fim da produção, mas na análise do ciclo de vida  de cada um dos materiais usados. Com a logística reversa de embalagens em geral em vias de implantação, o estudo do material usado passa a ser ainda mais considerado. Além de reciclável,  cabe ainda outra pergunta. Precisa ter cor?

Yayoi Kusama

Começamos nosso poder de consumidor, ainda com passos infantis com pouco conhecimento e engajamento, mas já escolhemos não aceitar tantas embalagens no comércio e damos preferência para produtos que mostram essa preocupação. Escolhemos detergente sem cor, embalagem plástica com menos rótulo, mais papel, menos isopor e para tudo perguntamos: preciso comprar?

Para a implementação da Produção e Consumo Sustentáveis, informações para indústria e consumidores precisam caminhar juntas.

Saiba mais sobre:
Produção e consumo sustentáveis
Yayoi Kusama


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário