12 de abr. de 2012

Jogo da Mata Atlântica - para dois

As aulas de geografia e ciências podem ficar mais divertidas com um novo jogo eletrônico criado pela equipe do LEC - Lab de Educação Cerebral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lançado em março, o jogo tem o objetivo de apresentar a mata atlântica, um dos biomas de maior biodiversidade do mundo, para estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental.

O jogo promove a interatividade e utiliza uma tecnologia chamada multimouse. Com ela, dois ou mais mouses podem ser conectados a um mesmo computador, estimulando o trabalho colaborativo entre os usuários. Os pesquisadores ressaltam ainda que essa tecnologia ajuda a  resolver o problema da falta de computadores nas escolas, pois acopla mais estudantes a uma mesma máquina.

O jogo foi desenvolvido para um trabalho em dupla, em que cada jogador comanda o seu mouse e não avança para a próxima etapa sem que o outro também tenha cumprido corretamente as suas tarefas daquela fase. “O objetivo não é competir, mas sim estimular a aprendizagem por meio da colaboração entre os participantes para que eles consigam terminar a atividade”.



A missão de cada jogador é reconhecer seis ecossistemas da mata atlântica – manguezal, restinga, campos de altitude e florestas ombrófila densa, ombrófila mista e estacional decidual – além de 36 espécies de animais que vivem no bioma e são apresentadas ao longo do jogo.


Hora de jogar

O jogo é dividido em sete fases – uma para cada ecossistema e um desafio final. Elas incluem quebra-cabeças, jogos de lógica e raciocínio e brincadeiras para testar os conhecimentos do participante sobre os animais que vivem nos diferentes ecossistemas. Ao final de cada fase, a dupla recebe cartões virtuais com os dados do lugar recém-conhecido e dos animais ali encontrados.
Vamos jogar? baixe gratis aqui
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário