4 de mar. de 2016

Sites para conhecer a Flora Brasileira

Conhecer a flora brasileira é uma das maneiras de trabalhar a preservação da biodiversidade. Antigamente, restritos aos estudiosos da área, os catálogos botânicos do Brasil estão mais completos e acessíveis. Destacam-se o Herbário SPF e o Flora do Brasil 2020.



Herbário SPF
O acervo sob responsabilidade do Instituto de Biociências da USP possui cerca de 210 mil registros, sendo considerado uma das maiores coleções da América Latina. Como coleções relevantes, há a Flora dos Campos Rupestres (MG, BA, GO, TO), a Flora do Pico das Almas, a Flora da Serra do Cipó, a Flora de Grão Mogol, a Flora de Catolés e a Flora de São Paulo.


Flora do Brasil 2020
Do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Lista de Espécies da Flora do Brasil possui chaves de identificação e ilustrações para todas as espécies de plantas, algas e fungos conhecidos para o país. Até 2016, foram reconhecidas 46092 espécies para a flora brasileira, sendo 4747 de Algas, 32826 de Angiospermas, 1524 de Briófitas, 5711 de Fungos, 30 de Gimnospermas e 1254 de Samambaias e Licófitas.


Um Pé de Quê?
Já para os que não precisam de dados científicos, o site Um Pé de Quê? é visita obrigatória. O site ajuda a identificar as espécies e possui vídeos que contam a história das plantas associada à cultura local. O programa de mesmo nome, exibido no canal Futura, foi considerado o maior acervo mundial de flora em formato televisivo. Vale uma olhada... ou muitas.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário