28 de nov. de 2014

Cartilha Consumir sem Desperdício - Download

Consumo sustentável é assunto que vem ganhando espaço, principalmente depois da publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010) e da Rio+20 (2012), quando foi estabelecido o Plano de Ação de 10 anos de Produção e Consumo Sustentável, pelo PNUMA, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Praticar consumo sustentável tem a ver com a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram o emprego decente aos que os produziram e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados. Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível.

Uma parceria da Secretaria de Ambiente (RJ), Inea, Unilever, Cempre e Cebds produziu a cartilha Consumir sem Desperdício que explica o assunto de maneira simples com dicas que todos podem seguir, como essa: "Quando damos preferência a produtos com menos embalagens, reutilizáveis, facilmente recicláveis ou já feitos com material reciclado, enviamos o recado aos fabricantes e às lojas de que queremos produtos assim. As indústrias e o comércio, por sua vez, irão se organizar para atender ao consumidor que põe em prática hábitos e escolhas sustentáveis."

A rede de supermercados Zona Sul está distribuindo a cartilha que você pode também conhecer aqui: Cartilha Consumir sem Desperdício.

O consumo sustentável estimula as pessoas a adquirirem aquilo que é necessário, não desperdiçando e escolhendo produtos que não agridem o meio ambiente.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário