6 de jan. de 2014

Conferência Nacional do Meio Ambiente apoia a padronização de carregadores de celular

Curta e responda
A 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (out 2013) teve Resíduos Sólidos como tema central e apresentou propostas interessantes em seus quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis; redução de impactos ambientais; geração de emprego e renda e educação ambiental. O relatório final apresenta 40 ações escolhidas em cada um dos eixos, discutidas ao longo de todo o ano nas conferências municipais, estaduais e virtuais. 

No eixo Produção e Consumo Sustentáveis, das 15 ações escolhidas, entre outras de incentivos a reciclagem e cooperativas, duas nos chamaram a atenção:    

1. Incentivar, investir e realizar estudos sobre avaliação do ciclo de vida dos produtos comercializados, cadeia de reciclagem e logística reversa, bem como pesquisas científicas acerca de matérias primas alternativas em diversos setores visando a viabilização financeira de tecnologias sustentáveis voltadas para o beneficiamento de resíduos sólidos.

 2. Regulamentar produtos para evitar e inibir a obsolescência planejada, aumentando o tempo de vida útil dos produtos, criando normas técnicas, garantindo também a compatibilidade de peças, reduzindo descartes e a geração de resíduos sólidos, e incluindo no Código de Defesa do Consumidor um sistema público de controle e regulamentação.
Ambas favorecem a campanha do Instituto Precisa pela padronização de carregadores de eletroeletrônicos.

Participe da campanha do Instituto Precisa, respondendo à enquete no Facebook:

Clique aqui: Quantos carregadores de celular sem uso você tem?


Conheça o resultado final da conferência, com as ações escolhidas em cada um dos quatro eixos temáticos.
Clique aqui:  Relatório Final 4CNMA (pdf)


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário