23 de ago. de 2012

O lixo é igual no mundo todo, mas seu tratamento... quanta diferença!

A realidade dos sistemas de processamento de resíduos sólidos está diretamente ligada à renda de cada país. Quanto maior a renda, mais avançado o sistema. Em países de baixa renda nem todo o resíduo sólido é coletado e, mesmo assim, mais da metade coletada é destinada a lixões.

Ao redor do mundo, algumas iniciativas começam a mudar a maneira como tratamos nossos resíduos. O Canadá conseguiu alcançar a meta de reduzir em 50% a quantidade de resíduos sólidos gerada até o ano 2000 com iniciativas do governo, das empresas e da comunidade. Entre as medidas estão a aprovação de legislação específica, a criação e o apoio a programas de infraestrutura e de educação, e incentivos econômicos. O destaque foi o estímulo à compostagem doméstica de resíduos orgânicos. Em algumas províncias, a compostagem é obrigatória para cidades com mais de 50 mil habitantes e, em outras, foi banido o recebimento de resíduos orgânicos nos locais de disposição de resíduos.



Saiba mais na edição especial do Jornal da Câmara, lançada por ocasião da XII Conferência das Cidades, com destaque para o tema resíduos sólidos. Disponível no link: Conferência das Cidades

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário