23 de out. de 2012

Carregadores de celular... sustentabilidade?

Em um estudo sobre o tráfego móvel global, a Cisco, fabricante e vendedora de eletrônicos, divulgou que esse ano (2012) o número de aparelhos celulares deve ultrapassar a população mundial.

Alguns dados do mercado brasileiro, divulgados pela Anatel, são favoráveis a previsão da Cisco. Foram registradas 245,2 milhões de linhas ativas em telefones móveis no país, sendo que somente em janeiro 2,9 milhões de linhas foram ativadas, alcançando o maior crescimento dos últimos 13 anos.

Supondo que, em média, cada usuário destas linhas teve 3 aparelhos celulares nos últimos três anos, serão aproximadamente 700 milhões de aparelhos celulares com igual número de carregadores. Supondo ainda que:

ü  os carregadores fossem iguais para todas as marcas;
ü  a venda do carregador fosse separada do aparelho telefônico;
ü  e que o número de carregadores consumido a mais por dano ou compra de reserva pelo usuário fosse de 30%...

... milhões de carregadores não teriam sido produzidos gastando recurso natural e virando resíduo sem necessidade. A maioria dos consumidores não teria em casa vários carregadores, sem utilidade e sem saber o que fazer com eles.

Enquanto isso...
São objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos:
Art. 7o  II - não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
Projeto de Lei 6415/2009:
Ementa: Acrescenta artigo à Lei nº 9.472, de 16/07/1997, para dispor sobre o fornecimento de um carregador universal na venda de aparelhos terminais do assinante da telefonia móvel vendidos no País.

Situação: Arquivada na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.


Participe da pesquisa do Projeto Precisa: Quanto carregadores de celular SEM USO você tem?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário