Neste Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, celebramos os oceanos com toda sua riqueza, importância, beleza e inspiração. Mas sem precisar ficar apenas na imaginação, nos atualizamos sobre a vida marinha no belo, às vezes triste e rico em informação, o livro on line: Um oceano, muitas vidas - enriquecendo os debates sobre riqueza dos mares, áreas costeiras e cuidados necessários para a preservação marinha.
Lançado pela Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, o livro é baseado no censo da vida marinha, realizado entre 2000 e 2010, por pesquisadores de mais de 80 países.
Os oceanos cobrem a maior área de superfície do planeta e abrigam os maiores animais que já viveram na terra e também bilhões e bilhões de minúsculos animais e plantas. A publicação destaca o problema da acidez nos oceanos, o valor das reservas marinhas e o impacto humano.
As pessoas vivem próximas ao oceano e pescam há milhares de anos. Hoje, cerca de 40% da população mundial vivem a 100 km da costa, a pesca produz mais de 15% da dieta de proteína animal, toxinas produzidas por certas espécies podem auxiliar na produção de remédios contra o câncer e outros fármacos. Os ecossistemas costeiros produzem serviços ambientais como o turismo e a proteção de linha de costa contra tempestades, que valem cerca de US$ 26 bilhões (R$ 52 billhões).
No dia 17 de junho, está previsto ciclo de debates sobre biodiversidade na Rio+20, com os temas biodiversidade aquática, impactos de hidrelétricas na biodiversidade aquática e integração da conservação da biodiversidade no planejamento hidroenergético, além de discussões sobre conservação de ecossistemas marinhos, monitoramento de recifes de coral, pesca e seus impactos.
Faça aqui download do livro: Um oceano, Muitas Vidas
Mais informações sobre a Convenção sobre Diversidade Biológica: CDB Intl