Telhados verdes vem sendo estimulados para diminuição das emissões de GEE e podem ser implementados desde simples projetos do campo até a invasão das grandes cidades.
Cada vez mais presente em espaços residenciais ou em prédios públicos, como o da prefeitura de Chicago (EUA) abaixo.
Sua implementação porém, não é tão simples assim e exige várias camadas de materiais para drenar e não deixar infiltrar água.
Um projeto que vale a pena conhecer é o da Academia de Ciências da California. Mais do que um simples projeto de arquitetura, ele mantém o interior do prédio, em média, 10 graus abaixo da temperatura convencional. As plantas escolhidas são resistentes à maresia e ao vento e se adaptaram muito bem, garantindo sua manutenção.
A academia possui imensas estufas com reprodução de florestas tropicais, planetário, laboratórios, aquários e diversas outras opções de entretenimento aliado a conhecimento. O prédio possui acesso para passeio no Telhado Verde com explicação de sua construção e características. Se a visita local não estiver acessível, a virtual é imperdível e custa apenas um clique: Telhado Verde - California AS
A Associação de Telhados Verdes da Escandinávia mostra o passo a passo em fotos: Green Roof
se tdos os brasileiros buscase ter esta visão ,que tdos os imovéis fossem assim, o Brasil seria bem melhor
ResponderExcluir