É a transferência do carbono da atmosfera para as plantas.
Toda vez que uma planta cresce ela retira carbono da atmosfera. Mas como podemos medir a quantidade de carbono transferido da atmosfera para as plantas?
Um forma é determinando o quanto a planta utilizou para a respiração, e o quanto foi armazenado de matéria orgânica para compor a sua biomassa. Se medirmos a biomassa da planta teremos uma forma simples de calcular o estoque de carbono que ela acumulou durante um determinado tempo, através das trocas de gás carbônico com a atmosfera.
O crescimento de um ecossistema, acumulando biomassa ao longo de sua evolução, determina quantidades diferentes nas trocas de carbono entre a atmosfera e o ecossistema. Quando uma floresta começa a se estabelecer a taxa de acúmulo de biomassa é maior. À medida que o tempo passa vai diminuido a diferença entre entradas e saídas de carbono entre o ecossistema e a atmosfera.
O aumento na transferência do carbono da atmosfera para as plantas, tem se apresentado como uma forma viável de resgatar o dióxido de carbono. E com isso contribuir com o restabelecimento do equilíbrio climático da Terra. Também conhecido como “sequestro de carbono” a transferência do carbono que o ser humano vem lançando para a atmosfera pode se dar principalmente pela preservação ambiental e pelo reflorestamento de áreas desmatadas.
Aprenda mais e depois teste seus conhecimentos no Quiz "Carbono e Vida".
Aprenda mais e depois teste seus conhecimentos no Quiz "Carbono e Vida".