25 de fev. de 2015

...em nome da Sustentabilidade?

Todos os anos, esperamos a publicação do "Estado do Mundo". Relatório elaborado pelo The Worldwatch Institute que mostra nossa evolução nas questões relacionadas aos temas ambientais.

De origem americana, o relatório carrega, em sua ideologia, grande influência do pensamento de Lester Brown, fundador do The Worldwatch Institute e ambientalista respeitado por sua maneira objetiva de mostrar nossos erros de consumo e de desigualdade em nome de um desenvolvimento econômico que tem se mostrado pouco eficiente nesses tempos em que sobram sapatos em nossos armários, mas falta água para lavar os pés.

A boa surpresa dessa edição foi sua disponibilização gratuita antecipada, que nos permitiu a leitura de "Como governar em noma da Sustentabilidade" tão logo fosse concluído. Nos chamou atenção o capítulo 5 - A voz dos jovens e das futuras gerações, que apresenta inciativas sem sucesso de representações políticas com poder de interceder em questões que poderiam trazer prejuízo às futuras gerações. Nosso imediatismo não permite tal ambição porque, como diz o texto, "são necessárias mudanças relacionadas ao modo como produzimos e consumimos, como definimos prosperidade e progresso e o quanto estamos dispostos a sacrificar por isso". 

Aproveite também a boa leitura, com acesso gratuito no link:

http://www.wwiuma.org.br/estado_mundo_2014.pdf

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário