22 de ago. de 2013

PNRS e a Gestão de Resíduos Sólidos - Tratamento


A imagem ao lado mostra a prioridade em relação a resíduos, estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Começando com a não geração, isto é, deixando de produzir o que rapidamente irá para o lixo, como embalagens desnecessárias e terminando com a destinação final ambientalmente adequada. 


O tratamento de resíduos - quinto item na prioridade - se encaixa na necessidade de evitarmos a contaminação de rios e solo com produtos perigosos. As indústrias respondem a legislação específica e destinam seus resíduos de produção com características perigosas a aterros industriais criados para isso. O problema do século 21 é que em nossas casas também temos resíduos perigosos e o que antes não era relevante, ganhou importância num planeta com 7 bilhões de habitantes.

Quais resíduos perigosos saem de nossas casas para os aterros sanitários? Medicamentos vencidos, restos de tinta, lâmpadas compactas, resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, pilhas e baterias.  A PNRS estabeleceu a responsabilidade compartilhada para que todos tenham cuidado com o lixo a fim de evitar contaminação de rios e solos. Como funciona esse sistema? Por meio da logística reversa. 

A logística reversa, sistema que prevê o retorno de resíduos à cadeia de produção, envolve indústria e comércio. A ideia é estabelecer pontos de coleta para que consumidores possam entregar os resíduos perigosos. Algumas empresas, antes que os acordos setoriais sejam firmados, tomaram a iniciativa de oferecer pontos de coleta para pilhas e baterias. Algumas farmácias recebem medicamentos vencidos. Muitas cidades já possuem recicladores de eletroeletrônicos que aceitam doações de pessoas e empresas, mas poucos recebem os eletrodomésticos maiores, como geladeiras e máquinas de lavar. O caso das lâmpadas é um pouco mais complicado, pois precisam ser mantidas íntegras para não liberarem mercúrio. Apesar de não ser classificado como resíduo perigoso, o óleo de fritura usado também é recebido por algumas ONGs e distribuidoras de gás de cozinha.

A gente acha que tratamento de resíduos é coisa de empresa prestadora de serviço público, mas é a participação de todos nós que contribuirá com a ausência de contaminação de nossas águas. Tratamento de resíduos começa com informação e continua com cada um de nós fazendo o seu papel.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário