30 de nov. de 2012

Telhados Brancos - Menos 1°C


Estudo sugere que pintar telhas de branco reflete a radiação solar para a atmosfera, mantendo o ambiente menos quente.

Uma campanha do projeto One Degree Less – programa do Green Building Council Brasil para a qualidade de vida nas cidades brasileiras – sugere que os telhados das casas e prédios sejam pintados de branco para reduzir o aquecimento global. Com essa medida, a radiação solar seria refletida de volta para a atmosfera, deixando de aquecer o globo terrestre. Segundo estudo desenvolvido pelo pesquisador Akbari Hashem, do Lawrence Berkley National Laboratory, dos Estados Unidos, a pintura dos telhados pode diminuir a temperatura das ilhas de calor nos grandes centros urbanos em 1°C.

São consideradas “ilhas de calor” as áreas urbanas que apresentam temperaturas de 1 a 6°C maiores que as áreas rurais próximas. Isso é resultado da retenção e radiação da luz solar pelos edifícios e do calor proveniente do uso de energia elétrica, explica o pesquisador em seu estudo científico. Ele diz que cerca de 25% da superfície de uma cidade são cobertos por telhados.

Um dos grandes méritos dessa ação estaria justamente na criação de um teto frio. De acordo com Hashem, “o monitoramento de mais de dez edifícios na Califórnia e na Flórida demonstra que o seu uso poupa, para os moradores e proprietários de imóveis, de 20% a 70% do uso anual de energia de resfriamento”. Na Califórnia já existe uma lei que exige que os prédios comerciais tenham o telhado branco.

As contas de Hashem são otimistas. Ele explica que cada 100 metros de teto pintados de branco compensariam dez toneladas de emissão de CO2. O estudo científico cita que até 2040, 70% da população mundial poderá viver nas cidades, cujas superfícies têm 60% de telhados e pavimentos. “Se somente os telhados fossem pintados, se conseguiria uma compensação de 24 bilhões de toneladas de CO2. Se em 20 anos todos os tetos forem pintados, seria como retirar metade dos carros que rodam em todo o mundo a cada ano deste programa. Isso possibilitaria um atraso nos efeitos do aquecimento global”, garante o pesquisador.

Vídeo: Telhados Brancos (Ticiana Villas Boas)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário